Para o bom funcionamento do ambiente hospitalar, a higienização é fundamental. Afinal, a redução dos riscos de contaminação proporciona segurança para médicos, enfermeiros, funcionários, pacientes e visitantes. Por isso, essa limpeza precisa ser executada de forma muito mais meticulosa do que a comum. Assim, colaboradores especializados se tornam vitais para que seja realizada com excelência, e nada melhor para isso do que a terceirização da higiene hospitalar. Leia até o final e veja suas vantagens.
O que é a higiene hospitalar?
Resumidamente, a higiene hospitalar é processo efetuado em hospitais, clínicas, postos de saúde e consultórios que tem por objetivo não apenas a remoção de impurezas do ambiente, mas também a redução da presença de micro-organismos potencialmente perigosos para a saúde.
Dessa forma, a identificação de pontos críticos é importantíssima, para que seja realizada a descontaminação. Principalmente se houver material orgânico. Assim, há três níveis críticos a serem considerados.
Os não críticos são aqueles nos quais não há a presença de pacientes e nem a ocorrência de procedimentos médicos, como as áreas administrativas, de circulação, de espera e a recepção. Os semicríticos compreendem os quartos e as salas de inalação de oxigênio, onde há pacientes, mas o risco de contaminação é reduzido. Por fim, há os críticos, que englobam locais como as emergências, os centros cirúrgicos e as lavanderias, que exigem rigor na higienização por haver grande chance de transmissão de micro-organismos.
Vantagens da terceirização da higiene hospitalar
Agora que você viu como a higiene hospitalar se aplica, veja como sua terceirização é vantajosa não apenas para os ambientes e as pessoas que circulam por eles, mas também para a própria administração de hospitais, clínicas, postos de saúde e consultórios.
Pessoal capacitado e especializado
Como vimos, a higiene hospitalar é muito mais meticulosa do que a comum, efetuada em shoppings, condomínios residenciais ou prédios comerciais, por exemplo. Portanto, é fundamental que o pessoal envolvido seja especializado.
Uma equipe assim – treinada, capacitada e profissional – é disponibilizada por uma empresa de terceirização de facilities, como a EcoRio. Dessa forma, são realizados os procedimentos corretos de higiene hospitalar e utilizados produtos e equipamentos adequados, de acordo com as normas determinadas pela Anvisa.
Diminuição do risco de contaminação
Com a utilização de pessoal especializado em higiene hospitalar, o risco de contaminação é drasticamente reduzido. Assim, médicos, enfermeiros e outros profissionais podem trabalhar com maior segurança.
Da mesma forma, funcionários administrativos, pacientes e visitantes também encontram um ambiente mais seguro.
Redução de custos operacionais
Outra vantagem na terceirização da higiene hospitalar diz respeito à redução de custos. Afinal, a terceirização possibilita a economia na folha de pagamento, com a eliminação de contratação de pessoal, capacitação profissional e obrigações trabalhistas. Consequentemente, dá fim também ao risco de processos na Justiça do Trabalho.
Os custos são igualmente minimizados em relação aos produtos utilizados para a higiene hospitalar e aos equipamentos usados pelo pessoal especializado, pois geralmente são fornecidos pela empresa de terceirização de facilities.
Como você pôde notar, a higienização hospitalar é fundamental para a segurança das pessoas, sejam elas profissionais de saúde, funcionários administrativos, pacientes ou visitantes. Portanto, nada melhor que contar com os serviços terceirizados de uma empresa com ampla expertise no assunto, como a EcoRio!